Quais as vantagens de fazer um Molde Protótipo?

Quais as vantagens de fazer um Molde Protótipo?

Publicado em: 27 de outubro de 2020

Os avanços das ferramentas de análise matemática de um produto nos dão um conforto para avançar com os projetos, mas sempre existem desafios ao longo do desenvolvimento de produtos. Um deles é a necessidade de peças físicas para que outras etapas do projeto possam avançar. É aqui que os recursos de impressão 3D, Vacuum Casting e Molde Protótipo entram em cena.

Devido às complexidades e exigências de um produto, antes que ele seja lançado em um mercado são necessários muitos testes e análises de engenharia. Os testes de laboratório, aprovação em institutos como o Inmetro, testes de campo e de rodagem, necessitam de peças com processo de produção e material final.

Um molde protótipo dá essa possibilidade, uma vez que sua construção segue os requisitos de construção de moldes definitivos, sempre numa ótica e premissa que é fazer a produção das peças com processos finais. Na construção do molde, diferente do que se tem em um molde definitivo, há possibilidade de reparar e validar a matemática 3D do produto.

Na construção e até mesmo na produção das peças é quando a engenharia analisa e faz as melhorias na construção do produto. As possibilidades de teste e análise nesta fase podem acontecer, considerando que o objetivo é a validação do arquivo 3D e os testes que este produto vai ter.

Assim, um molde protótipo pode até ter soldas por conta do projeto, mas num molde definitivo as soldas já não são bem-vindas pois podem limitar a vida útil do molde e comprometer a qualidade da peça.

Vantagens para construir um molde protótipo

  1. Tempo de execução. Em moldes de grande produção o tempo é maior, uma vez que o processo produtivo requer etapas que demandam mais tempo. No entanto, o molde protótipo é sempre muito mais rápido porque suas fases de construção são mais simplificadas e geralmente com uma cavidade por molde.
  2. Projeto com característica do produto final. Mesmo num conceito de molde protótipo, segue uma análise de melhor posicionamento, se vai ter refrigeração, se há necessidade de bico ou câmara quente ou até uma análise de injeção.
  3. Produção de baixo volume. Como a ideia é ter o produto para os devidos testes, existe a possibilidade de que as peças possam cobrir por um curto e determinado tempo o início de produção até que os moldes definitivos estejam prontos. Há situações nas quais o volume do produto é baixo e o molde protótipo é o meio onde a produção se utiliza das peças para sua produção normal.
  4. Custo da construção do molde protótipo. Por ter uma concepção mais simplificada, o molde protótipo se torna mais acessível em relação ao molde definitivo pelo fato de que a ideia principal é ter a peça no material e processo final (não está se olhando o quesito alto volume, mas em baixo volume).

Saiba onde desenvolver um molde protótipo

A Fastparts já está no mercado de construção de molde protótipo há mais de 20 anos. Graças à nossa experiência, oferecemos um lugar no qual o ambiente – tanto

profissional como tecnológico – maximiza o tempo de análise e a produção de seus produtos.

Estamos localizados no maior polo de construção de moldes do Brasil, e é justamente este arranjo local produtivo que faz com que a Fastparts utilize de empresas especializadas em determinadas áreas, aumentando o potencial tecnológico e acelerando o tempo de construção.

Ao comprar um molde protótipo o cliente recebe as injeções das peças. Essa é a forma de verificarmos o comportamento do molde para que, com o cliente, possamos ver quais mudanças o produto pode ter, se há necessidade de mudar algum processo ou se o produto pode seguir.

Exemplo de como a construção de molde protótipo pode ajudar

Nestes anos de produção de molde protótipo temos muitas histórias para contar. Em um determinado ano fomos solicitados para construir um molde relativamente simples. Iniciamos o projeto seguindo as orientações do cliente e partimos para a construção.

Usamos o aço especificado, pois o produto seria injetado em PS cristal e que alinhadamente tinha uma sequência de furos com diâmetros diversos no meio da peça. Depois de usinado, foi feito todo o processo de erosão e por conseguinte o polimento de toda a cavidade do molde. Após o fechamento e todos os detalhes do molde, seguimos para o processo de injeção.

Quando iniciamos o processo percebemos que a peça estava com uma marca de solda fria nos alinhamentos dos furos equidistantes. Com nossa experiência, falamos com o cliente, dando algumas sugestões para a melhoria do processo e eliminação da solda fria. Fomos surpreendidos quando soubemos era para deixar assim, pois a análise de injeção estava indicando que teria a solda fria, mas que eles queriam se certificar se aquela solda comprometeria o processo final do produto.

Com essa história, podemos dizer que a construção de molde protótipo é muito útil no desenvolvimento de produto. Se seu produto requer aprovação de peças físicas e as validações necessárias, entre em contato com o time da Fastparts para receber uma proposta comercial e ter suas peças com as características do produto final.

Deseja mais informações da Fastparts preencha o formulário

    Compartilhe