fbpx

Joinville é polo industrial do Sul do Brasil com potencial de suas empresas metalmecânicas

Joinville é polo industrial do Sul do Brasil com potencial de suas empresas metalmecânicas

Publicado em: 23 de julho de 2021

Sabe onde a Fastparts está localizada? Na maior e mais populosa cidade de Santa Catarina. Joinville é o maior polo industrial da região Sul do país. Se você quer conhecer um pouco mais sobre os potenciais do nosso município, fique com a gente.

Vamos começar por um dos pontos fortes que consolidou Joinville como polo industrial e empresarial, a sua localização, posicionada logisticamente no centro de grandes polos ferramenteiros do Brasil, entre Caxias do Sul e São Paulo, no meio da região Sul do Brasil. Tendo duas capitais próximas, Curitiba/PR, a 130 km de distância e Florianópolis/SC a 180km. Contamos com duas rodovias federais que cortam a região: a BR-101 (duplicada), que fornece acesso na direção norte-sul (Curitiba-Florianópolis) e a BR-280. Dispomos ainda de cinco portos em um raio de 150 km: São Francisco do Sul, Itapoá, Navegantes, Itajaí e Paranaguá.

Outro dado importante é a consolidação do município como um Arranjo Produtivo Local (APL) de metalmecânica. Aqui, o setor de ferramentaria é destaque, com diversas empresas instaladas e uma estrutura bem heterogênea quando falamos em porte e especialização. Além disso, destaca-se uma gama diversificada de segmentos produtivos com fornecedores, produtores e clientes, que adotam relações comerciais em atividades de complementaridade e competição.

No Brasil, são aproximadamente duas mil empresas na área da ferramentaria. Santa Catarina registra cerca de 500 delas, das quais 400 estão localizadas na região de Joinville.

Economia e potencial de negócios

Agora, falando em Produto Interno Bruto (PIB), o Ranking dos Municípios com maior PIB de 2018, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que Santa Catarina é o 6º estado mais rico do país e ocupa a 4ª posição do PIB per capita.

Em razão desta economia forte e diversificada, quatro municípios catarinenses figuram entre as 100 maiores economias do Brasil, sendo Joinville um deles. A cidade também ocupa a primeira posição do PIB estadual, com foco nas áreas metalmecânica e tecnológica, tendo muitos fabricantes com projeção nacional e até internacional.

Renomados grupos empresarias fazem parte de Joinville e potencializam a economia do país. De acordo com o ranking elaborado pela Valor Econômico, que lista as mil maiores empresas do Brasil com análise de oito indicadores contábeis e financeiros, figuram empresas joinvilenses como Tupy, Tigre, Schulz, Krona, Clamed, Mexichem Brasil, Scherer, Dohler e Multilog.

Em 2020, o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) elaborado pela Endeavor Brasil mostra que Joinville esta entre as 20 melhores cidades do país com potencial para negócios, ocupando a 16ª posição. Este índice leva em conta os impactos na economia do município, com fomento à atividade empreendedora e a expansão de negócios.

A localização, a economia e a excelente infraestrutura de Joinville já seriam atrativos suficientes, contudo, quem vive aqui ainda conta com um excelente IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), com 0,809, 21º do país, dados do último censo (2010). Santa Catarina está em 3ª lugar nacional nesse quesito, atrás apenas do Distrito Federal e de São Paulo.

População economicamente ativa em SC é maior que a média nacional

O estado catarinense possui um percentual de 56% da população total economicamente ativa. O Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina, do mês de junho de 2021, registrou um avanço das contratações formais, sendo o terceiro estado brasileiro que mais contratou em abril deste ano. Foram mais de 11 mil novos postos gerados, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Assim, em termos relativos, SC teve a maior taxa de crescimento do emprego no país no acumulado do ano, com 4,54%, quase o dobro da média brasileira, de 2,43%.

De acordo com a MCKinsey, agência americana de consultoria empresarial, a região de Joinville é um dos municípios que mais cresceu nos últimos anos e deverá ser a que mais crescerá em população de todo o Brasil até 2025.

Você sabia que apenas 49 municípios brasileiros têm mais de 500 mil habitantes? Excluindo as 23 capitais que têm população acima de um milhão de pessoas, 26 municípios possuem mais de 500 mil habitantes. Em Santa Catarina, o município joinvilense está nesta lista, com uma estimativa de 597.658 pessoas (2020).

A educação superior e a tecnológica também fazem parte de um cenário de avanços. Em Joinville estão situadas mais de 20 instituições de ensino superior e técnico, com diversos cursos e métodos inovadores de manufatura na área metalmecânica, com foco para a engenharia reversa, modelos virtuais e ensaios. O município também conta com os condomínios tecnológicos e as incubadoras que estimulam a transformação digital dos negócios.

Entre em contato e saiba como podemos ampliar os seus negócios

Diante do promissor cenário econômico de Joinville, a Fastparts aposta no seu crescimento e nas parcerias com outras empresas. Temos potencial para atender as indústrias automotiva, eletrodoméstico, médica, eletroeletrônica e aeroespacial. Ainda, focamos nossos serviços em sistemistas, segmento de marketing e de ponto de venda, na área moveleira, design, engenharia, produção e embalagem. Seu negócio atua nestes setores? Então, estamos prontos para atendê-lo. Converse com a nossos especialistas. Ah, se quiser saber quais as tecnologias que podemos lhe oferecer, acesse o nosso site e verifique os nossos serviços.

Deseja mais informações da Fastparts preencha o formulário

    Compartilhe