fbpx

Fastparts e as Tecnologias de Usinagem

Fastparts e as Tecnologias de Usinagem

Publicado em: 1 de março de 2021

Foi com a tecnologia de Máquinas de Comando Numérico que a Fastparts iniciou sua história de elaboração de protótipos e modelos. No início, era uma máquina modelo Traub com velocidades muito baixas, mas com ela usinamos muitos modelos e peças em ABS e MDF.  

Hoje, temos 7 centros de usinagem e, com estas tecnologias, podemos variar tipos de matérias-primas e também outras aplicações. Nosso portfólio está relacionado com atividades de desenvolvimento de produtos, protótipos, moldes e produção de peças em médio e baixo volume.  

Os avanços da manufatura aditiva, conhecida como impressão 3D, que também faz parte do portfólio de tecnologias da Fastparts, cooperam com suas aplicações e se complementam em determinadas necessidades. Assim, as tecnologias de CNC podem ser aplicadas em:  

  • Modelos Conceituais; 
  • Protótipos de Peças Plásticas; 
  • Modelos de EPS; 
  • Peças em Acrílicos. 

Modelos Conceituais  

Na área de Design é muito comum usar as máquinas de comando numérico para usinar os conceitos, utilizando diversas resinas, porém obedecendo a especificidade conforme a necessidade de acabamento.  

Nos segmentos onde há uma forte atuação de Designers há esta opção por usinar peças para verificar geometrias e ter outras percepções para a tomada de decisão. A Fastparts  possui vasta experiência neste segmento.  

Além de ter a possibilidade de usinar, temos também uma área de acabamento e pintura, dando mais qualidade às peças e, assim, evitando-se prejuízos aos clientes com polimento ruim ou inadequado, por exemplo. 

Protótipos de Peças Plásticas  

Alguns clientes, que mesmo sabendo que temos tecnologia de impressão 3D, fazem questão de solicitar que suas peças sejam usinadas em ABS ou em outras resinas. As razões são as mais diversas, como exemplo, a aplicação e validação das peças usinadas que vão para laboratórios e teste com o consumidor, e as resistências físicas e mecânicas ficam muito próximas das peças que depois serão feitas em moldes de injeção.  

Após as peças serem usinadas, caso o cliente faça a opção por algum acabamento superficial, a equipe técnica da Fastparts está pronta para atender esta demanda. 

Modelos de EPS  

Os modelos de EPS – Poliestireno Expandido, o conhecido isopor, pode ser usado em diversas aplicações, entre eles, modelos conceituais, molde para laminação em fibra de vidro e modelos para fundição.  

A excelente usinabilidade do EPS facilita a elaboração de modelos para criação de peças em fibra de vidro, porém é um modelo único. Após o desmolde da fibra, o EPS não tem resistência e se rompe, mas é uma excelente opção para criar peças grandes e com geometrias complexas.  

Peças em Acrílicos  

A usinagem de peças transparentes sempre é um desafio, mas o acrílico em placa é muito utilizado para tampas, garrafas, potes, lanternas, visores e embalagens nos mais diversos segmentos da indústria que se utiliza para validação de engenharia e design. Claro que é um trabalho minucioso e muito cauteloso, pois qualquer detalhe de usinagem rápida pode trincar a peça.  

Os blocos, após a usinagem, vão para a bancada onde passam pelo processo de polimento, fase bem delicada, pois requer do profissional muita habilidade. Depois de polida, se o cliente desejar fazer qualquer acabamento de textura ou pigmentação, na Fastparts temos habilidade e estrutura física para executar esta atividade.   

Projetos Marcantes  

Ao longo das atividades da Fastparts, surgiram muitos projetos que demandaram demasiada energia e criatividade por parte do time de profissionais. Participamos de um projeto-piloto em Santa Catarina na construção de um automóvel, chamado de Stark. O carro foi desenvolvido para ser um fora de estrada 4×4 com suspensão independente e chassi tubular.  

Na construção e desenvolvimento do projeto usamos todos os recursos disponíveis na Fastparts, desde a usinagem de modelos em MDF, laminação em fibra de vidro, usinagem de peças em acrílicos, molde de injeção protótipo até a montagem e acabamento do veículo.  

Para todos os elementos de capô, teto, para-choque, laterais e tampo traseiro criamos modelos de laminação em fibra de vidro. Como o projeto previa mais de um carro, criamos os moldes para atender uma produção de 15 unidades do Stark.  

O painel console e seus elementos de acabamento, assim como console e painel interno de portas teriam que ter todos os detalhes de acabamento, pois a ideia era que o Stark fosse para a Feira e que lá mesmo os pedidos de compra já fossem elaborados, formando assim uma lista de espera.   

Este trabalho foi desafiador, principalmente porque foi construído e montado completamente no ambiente da Fastparts. Com este projeto, ampliamos nossas operações de atividades para o mercado automotivo e até hoje continuamos fornecendo para várias empresas deste segmento.  

A Fastparts, no seu portfólio de atividade, hoje atende as demandas de várias empresas e dos mais diversos ramos. Consulte nosso time de profissionais para auxiliar no desenvolvimento do seu projeto. 

Nosso time está pronto para atendê-lo e dar a melhor solução para o seu projeto. Entre em contato.

Deseja mais informações da Fastparts preencha o formulário

    Compartilhe