fbpx

Engenharia Reversa: conheça seus benefícios e aplicações

Engenharia Reversa: conheça seus benefícios e aplicações

Publicado em: 21 de maio de 2021

Você já tentou desmontar um relógio ou um celular para conhecer suas partes internas? Quando criança, já desmontou algum brinquedo e depois passou algum tempo tentando juntar suas peças? Se sua resposta foi sim, pode acreditar que você já estava aplicando a Engenharia Reversa, seja para consertar algo que estragou ou somente por curiosidade.

Para entender o funcionamento de uma máquina, de um equipamento, de uma peça ou produto é importante observar e analisar suas partes fracionadas, é aí que entra a engenharia reversa. Ela tem uma série de aplicações e utilidades, como a otimização de soluções já existentes e a personalização de máquinas, equipamentos e produtos. Nosso objetivo aqui, é explicar melhor sobre este tema. Fique com a gente para saber mais!

O que é Engenharia Reversa?

De uma forma bem simples, podemos dizer que a engenharia reversa é a etapa inversa de montar, é desmontar uma peça, uma máquina, um equipamento e reconstruí-los para saber como seus componentes funcionam.

Vamos dar um exemplo: você tem apenas um retrovisor de um carro antigo, o outro está quebrado. A peça do retrovisor que você possui é utilizada como base, digitalizada para fazer um novo espelho. Tendo o 3D deste produto, é possível usinar e imprimir. Temos um artigo no blog que explica muito mais sobre a impressão 3D.

Como aplicamos a Engenharia Reversa na Fastparts?

Ela serve como elemento para fazer o modelo, para fazer o processo de validação de um produto. Quando se faz uma peça, seja ela prototipada ou injetada, é necessário fazer esta verificação. O scanner digitaliza a peça e confirma se está de acordo com o arquivo 3D.

Então, podemos dizer que de certa forma, “duplicamos” um original? Não, apesar de parecer, a engenharia reversa não é basicamente uma cópia, é muito mais, é um estudo aprofundado daquilo que foi criado, de sua estrutura, função e até de sua operação.

Principais objetivos de utilizar a Engenharia Reversa

Podemos aplicar a engenharia reversa em diversos segmentos: automotivo de reposição, carros e motos de modelos antigos e peças de um modo geral. Assim, destacamos os principais objetivos de aplicarmos a engenharia reversa:

– Criar um novo produto/equipamento/peça;

– Realizar a cópia de um produto/equipamento ou peça existente;

– Produzir uma documentação com desenhos de engenharia;

– Corrigir falhas de um modelo danificado.

Conheça 4 vantagens da Engenharia Reversa

• Documenta informações (dados) de projetos para a eficiente fabricação de produtos;

• Reconhece falhas de produtos, por meio de uma ampla investigação;

• Agrega valor aos processos em razão do aumento da produtividade e por direcionar a fabricação de produtos com mais agilidade, qualidade e redução de custos;

• Promove a inovação de projetos e produtos, gerando mais concorrência.

Como funciona o Comet L3D com leitura de Blue Led?

Temos uma mesa giratória onde o modelo é posicionado e à medida que a mesa gira o scanner vai liberando imagens e vai automaticamente montando no espaço com uma criação em NURBS (Non Uniform Rational Basis Spline), cria diversos pontos para controle e orientação da superfície.

Caso o modelo seja grande e não seja suportado pela mesa giratória, é possível aplicar os chamados Target Points que ao longo das tomadas do scanner sempre se agrupas os referidos Target Points criando as malhas de pontos.

Passo a passo da engenharia reversa

1 – A peça deve ser isenta de brilho;

2 – Aplica-se o pó inibidor do brilho;

3 – Verifica-se a melhor lente;

4 – Calibra-se o conjunto de foco e mesa rotativa;

5 – Posiciona-se na mesa giratória ou se for grande aplica-se o Target Points;

6 – Inicia-se a digitalização;

7 – Realiza-se a montagem dos pontos;

8 – Com esta nuvem de pontos, inicia-se a criação do modelo matemático.

Quer saber mais?

Nossa equipe é altamente qualificada e treinada para ajudar sua empresa no melhor projeto. Sua empresa não possui a documentação técnica de um produto e precisa adequá-lo? Nós podemos ajudar. Entre em contato com o nosso time, Acesse nosso site e tenha mais informações.

Deseja mais informações da Fastparts preencha o formulário

    Compartilhe