fbpx

Inteligência artificial impulsiona novas formas de negócio

Inteligência artificial impulsiona novas formas de negócio

Publicado em: 2 de agosto de 2021

Se perguntar a você o que é Inteligência Artificial (IA), qual a primeira definição que vem a sua mente? Alguns diriam que é a substituição do homem pela máquina, outros que é uma máquina que pensa como um homem. Há aqueles que dizem que são os sistemas computacionais programados para raciocinar como nós. Todas as respostas podem ser consideradas corretas, porém, ao longo dos anos, as características da IA foram sendo alteradas e estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Fique com a gente, pois este post está bem interessante. O tema é justamente este, inteligência artificial.

Apesar de parecer um assunto recente, as primeiras ações sobre IA surgiram na década de 40, na época da Segunda Guerra Mundial. O uso das tecnologias tem avançado “assustadoramente”, todos os dias diversas soluções que produzem inovação são criadas para acompanhar os novos desafios do mercado. Não, a IA não está pronta, ela não é formatada como muitos podem achar, mas sim, desenvolvida dentro dos conceitos adotados por cada área, por cada produto, por cada empresa e de acordo com cada necessidade. São as empresas que analisam seus dados, suas necessidades para desenvolver produtos e serviços específicos que podem ser melhorados com o uso de IA.

Sabia que existem diversos robôs espiando e falando com você? Atendentes virtuais que nas ligações ou troca mensagens e há também as áreas de telefonia, assistência técnica e operações bancárias, que utilizam os chatbots para conversar com você. Na área da saúde, por exemplo, temos diagnósticos médicos cada vez mais rápidos e precisos. Tem até a entrega de produtos feita por drones. Tudo está cada vez mais automatizado.

Mas nem tudo os robôs podem resolver. Quando eles não são capazes de identificar a sua demanda, direcionam para o atendimento humano. E você, tem medo de perder seu emprego para uma máquina? É disso que vamos falar agora.

O mercado de trabalho e a Inteligência Artificial

Sim, é verdade que muitos trabalhadores temem ser substituídos pelo avanço das tecnologias nas empresas, porém, a máquina e homem compõem uma dupla perfeita, que eleva a produtividade e, consequentemente, proporcionam mais lucros aos negócios. O foco é pensar que os profissionais, utilizando-se da inteligência artificial, podem dedicar seu tempo às atividades mais elaboradas, de uma forma mais qualificada e serem mais produtivos nas estratégias de negócios.

Tenha em mente que a o conhecimento tecnológico deve servir para otimizar os processos, fazer a coleta de dados e, assim, corrigir problemas. Você deve ver este impacto como aliado ao crescimento da empresa e ao seu desenvolvimento profissional. Busque se aperfeiçoar, conhecer melhor os processos e soluções, viva em harmonia com as máquinas. A tendência é que as empresas, cada vez mais, diminuam o tempo gasto por trabalhadores em atividades repetitivas e demoradas, diante disso, é necessário otimizar o fluxo de trabalho.

Realmente, é um caminho sem volta. Cada vez mais a inteligência artificial está ligada ao nosso dia a dia de diversas formas, seja pessoal ou profissional. Agora, vamos mostrar alguns dos benefícios da aplicação desta ciência da computação. Acompanhe.

Os 7 benefícios da Inteligência Artificial
  1. Precisão e acerto

Imagina uma cirurgia extremamente minuciosa e delicada, que demanda atenção e um tato muito preciso. Este é um exemplo extremamente positivo o uso da IA.

  1. Redução de erros e correção de falhas

Com a aplicação de inteligência artificial nos processos há uma maior precisão na realização de tarefas e, consequentemente, menos erros. A Indústria 4.0, que transformou digitalmente os processos de fabricação, pode aproveitar a tecnologia da chamada análise preditiva, que seria o cruzamento de informações para identificar alguns padrões adotados para prever futuras falhas. Seria basicamente o monitoramento eficiente das máquinas, com uma intervenção rápida em caso de irregularidades.

  1. Redução dos custos operacionais

Este item está intimamente ligado à redução de erros. As empresas que adotam a IA em seus processos percebem a redução de custos nas suas operações e o aumento na produtividade.

  1. Otimização de processos

As atividades repetitivas podem ser realizadas com o auxílio da inteligência artificial. Tomamos como base o caso de um trabalhador que diariamente trata da inspeção de produtos, item a item. Com a utilização da IA há redução de falhas e mais rapidez nesta demanda.

  1. Agilidade

Complementando o item acima, temos a agilidade nos processos. Manualmente e de forma repetitiva, um trabalhador levaria muito tempo para analisar determinadas informações, como o controle de estoque, com diferentes tabelas e uma série de dados para checar. Automatizando esta tarefa, há eficiência, tanto em tempo quanto em acerto.

  1. Eficiência

Para nós, fica complicado gravar grandes informações, como números, mas para as máquinas, não. Elas processam com rapidez uma quantidade enorme de dados. Imagine uma planilha com milhões de registros sobre vendas? A IA otimiza e faz o armazenamento destes dados.

  1. Segurança

Sim, ela está intimamente ligada aos processos de inteligência artificial. Por exemplo, você configurou sem celular para realizar reconhecimento por voz ou face. Seu objetivo era ter mais segurança com as informações que carrega nele, não é mesmo? Isto também é inteligência artificial e ela protege suas informações. As empresas também têm este princípio, evitar fraudes e qualquer tipo de ameaça aos seus sistemas.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre alguns dos benefícios da inteligência artificial, é hora de falarmos do seu negócio.

Tendência: indústrias e a IA

Invenções tecnológicas com foco na inteligência artificial têm atraído a atenção das indústrias. Prova disso, está na pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com dados de 2020-2021, sobre os investimentos neste setor, que mostram a intenção de 82% das grandes empresas em investir este ano em ações para melhorar o processo produtivo e aumentar a capacidade de produção.

Um pouco antes, em 2018, a CNI realizou outra pesquisa sobre o mesmo assunto: Investimentos em Indústria 4.0, onde mostrava que apenas 17% das empresas que investirão em tecnologias digitais pretendiam investir em sistemas inteligentes de gestão e inteligência artificial.

Pode perceber que a IA está na cabeça dos empresários, os números apontam para esta direção. Desta forma, se você deseja implantar um projeto qualificado no seu negócio deverá realizar um estudo prévio, com as principais definições e métricas de geração de dados.

A IA veio para ficar? A resposta é: com toda certeza. Ela vai atingir cada vez mais as indústrias. A dica aqui é: Não se sinta dominado e pressionado, não se assuste pelo constante crescimento deste tipo de inteligência no mundo dos negócios. Pesquise, estude e avalie o que é bom para a sua empresa, o importante é avançar: crie projetos otimizados para gerar lucros.

Onde a IA pode ser aplicada?

Aqui está a resposta mais certa: em tudo, tudo mesmo. Quando falamos em empresas, desde a gestão dos profissionais, sua produtividade e como otimizam suas tarefas, até o agendamento de reuniões e de visitas técnicas, no caso de assistência pessoal.

A segurança, que citamos como benefícios, também é um mecanismo adotado na IA para evitar fraudes, neste caso internet banking é um exemplo bem próximo.

O reconhecimento facial, por exemplo, pode ser usado em diversas situações. Já viu a detecção pela face de abertura de uma porta em filmes? Isso pode gerar segurança e agilidade nas empresas públicas e privadas.

Sim, atender o cliente por IA, com o chatbot. Se você quer vender mais e com mais qualidade, aposte na utilização da inteligência artificial na sua área de marketing. Mecanismos podem definir um atendimento preciso e de mais qualidade.

Diversas soluções tecnológicas estão sendo criadas a todo tempo, elas desempenham um papel fundamental para as empresas. Um apontamento do Bank of America Merril Lynch destaca que 75% das equipes de desenvolvedores deverão ofertar a IA em seus serviços até 2025.

Conheça tecnologias para implantar a IA

Aqui vamos destacar apenas três, mas existem muitas que podem ser adotadas.

1 – Ciência de Dados – baseado na obtenção e análise de dados para nortear a tomada de decisão. Pode revelar tendências, além de ser fundamental para aumentar a capacidade preditiva das empresas.

2 – Machine Learning – traduzida como o aprendizado de máquina, onde os sistemas são dinâmicos e dependem menos da intervenção humana.

3 – Deep Learning – baseia-se na utilização de algoritmos. Seria uma espécie de redes neurais artificiais para imitar as ligações neurais que ocorrem no cérebro humano.

A IA no Brasil: o que temos até agora?

Apesar de o Brasil estar muito atrás de vários países que desenvolvem técnicas direcionadas à implantação de IA, é importante salientar que os números estão crescendo por aqui.

Dados da América Latina, por exemplo, em um estudo realizado em parceria entre a everis e a Endeavor, mostram que de 2018 para 2020, o uso de tecnologias saltou de 32% para 48% e que no Brasil concentram-se 42% das empresas deste mercado.

Já o estudo da Accenture, “Como a IA aumenta os lucros e inovações da indústria”, mostra que a Inteligência Artificial pode aumentar as taxas de crescimento econômico em uma média de 38% até 2035, em 16 setores.

Temos certeza que a IA está impactando a forma de operar dos negócios. Cada vez mais presente em nosso dia a dia, a inteligência artificial pode prever suas intenções de compra e também mostrar como você ficaria em um novo corte de cabelo ou uma roupa da sua loja preferida. Também pode ajudar na área da saúde, segurança, esporte, educação e na área jurídica. Existe uma infinidade de opções.

E por aí, sua empresa já conta com algum tipo de inteligência artificial, conte para nós? Quer saber um pouco mais sobre o tema, converse com os nossos especialistas e saiba quais os serviços que podemos lhe oferecer. Vamos citar apenas dois: manufatura aditiva para auxiliar no desenvolvimento de produtos com IA e, o segundo, nos processos de Vacuum Casting, criar os berços e acessórios que estas tecnologias utilizam. Achou este tema interessante? Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais. E até a próxima!

Quer receber mais informações preencha o formulário:

    Compartilhe